Seja Bem-Vindo ao blog do Paulo Cezar Enxovais. A melhor loja de enxoval para sua casa!


18/01/2012

As cores dos alimentos e a saúde do seu filho.

As cores dos alimentos fazem toda diferença na nutrição dos filhos.  Essas cores são determinadas por substâncias que além de colorir, trazem benefícios à saúde e atuam na prevenção de doenças. Cada cor representa a predominância de determinado nutriente ou fito químico. Por esse motivo deve-se preparar o prato bem colorido, no mínimo 5 cores diferenciadas

A interação química entre alimentos de cores diferentes pode ajudar a obter melhores resultados, já que o efeito das substâncias pode ser potencializado pela interação com outros compostos.
Vamos mostrar agora, a função de algumas cores em nosso corpo:
Alimentos de cores laranja,: são fontes de um carotenoides chamado betacaroteno, que no organismo se transforma em vitamina A. O betacaroteno ajuda a manter a saúde do coração, beneficia a visão noturna, fortalece o sistema imunológico e a memória, previne o câncer, colabora para aumentar a elasticidade da pele deixando-a mais bonita. Além disso, esse pigmento acelera o bronzeado, já que também auxilia na formação da melanina, responsável pela cor da pele. A cenoura é a campeã em betacaroteno, seguida da abóbora e acerola.


Os alimentos de coloração verde, destacam-se pela presenta de clorofila, é um nutriente que desintoxica o organismo, e luteína (outro tipo de carotenoides) que protege contra tumores e inibe os radicais livres que danificam as  células e causam doenças com o passar dos anos.

Os alimentos de cor vermelha tem o licopeno, que é o pigmento responsável pela atraente coloração avermelhada do molho e tomate fresco, da melancia, morango e maçã. O licopeno, ao contrario de outros carotenoides, não se transforma em vitamina A no organismo. Mas graças a sua função antioxidante, ele combate os radicais livres e previne o câncer de próstata.

Os alimentos arroxeados contêm antocianina, flavonoide capaz de regular o funcionamento das células de gordura, promovendo, assim, uma ação
Anti - obesidade. Uma ótima boa notícia para os obesos e diabéticos. Além disso, são oxidantes capazes de inibir enzimas essenciais ao processo inflamatório e proteger de doenças cardiovasculares.

Nos cafés prefira à geleia de amora ou framboesa; na preparação dos alimentos troque a cebola comum pela roxa.

Opte pelos alimentos orgânicos. Essa forma de cultivo proporciona alimentos com mais quantidade de pigmentos naturais.

Essas são apenas algumas das cores de nossos alimentos. Nós que habitamos em um país cheio dessas maravilhas deveríamos aproveitar muito mais, e deixar os industrializados um pouco de lado. Aproveitar o que a nossa natureza oferece.

Texto da  Nutricionista Mônica Cristie – Imacom Publicidade






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário aqui: