Seja Bem-Vindo ao blog do Paulo Cezar Enxovais. A melhor loja de enxoval para sua casa!


27/10/2011

Qual a importância do andador na vida de uma criança.

Quando o bebê começa a se levantar, seja sozinho, seja apoiando nas coisas, os pais logo procuram providenciar um andador, não é mesmo? Mas afinal, qual a importância do andador no desenvolvimento de uma criança?



Andadores infantis são sempre polêmicos entre pais, médicos e fisioterapeutas, um estudo feito pela fisioterapeuta Paula Silva Carvalho Chagas mostra que o uso desse aparelho por um curto tempo, não traz prejuízos nem benefícios para a criança.

Já a Sociedade Brasileira de Pediatria condena o uso do aparelho alegando que o mesmo possa causar atraso no desenvolvimento motor e risco de acidentes graves. Outro prejuízo que a criança teria, diz respeito a atividade física da criança, embora ganhe mais mobilidade, a criança gasta menos energia para alcançar o que lhe interessa. Afinal todos nós aprendemos a caminhar sem andador, por isso, além de ser perigoso, ele não traz nenhuma contribuição ao desenvolvimento da criança. 
Ainda assim, o produto é facilmente encontrado nas lojas. Em alguns países, como o Canadá, a comercialização do andador é proibida (incluindo os artigos usados), os Estados Unidos querem a sua proibição. O motivo mais importante para a proibição desses andadores é o grande números de acidentes graves envolvendo crianças e andadores. A maioria das crianças que se acidentaram com o andador sofreu traumatismo craniano e, em alguns casos, faleceram. Os andadores em que as crianças ficam sentadas no meio, com os pezinhos empurrando o utensílio, podem chegar à velocidade de 1 metro por segundo, qualquer objeto que trave a sua rodinha pode tombar o andador e a primeira parte do corpo a ser projetada ao chão machucar a cabeça, daí o risco...

No Brasil, infelizmente, não há legislação que proteja a criança nesse caso, a responsabilidade depende somente dos pais. Portanto, antes de comprar um andador, verifique se realmente há a necessidade de possuí-lo e, caso haja, hoje em dia existe no mercado ,um modelo de andador que parece um carrinho e a criança empurra, esse tipo de andador é mais recomendado e seguro.

Mídia de confiança, na Paulo Cezar Enxovais TEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário aqui: