Seja Bem-Vindo ao blog do Paulo Cezar Enxovais. A melhor loja de enxoval para sua casa!


02/09/2011

Os cuidados durante a gravidez...

A gestação não é doença, mas é um período em que a mulher tem que ter alguns cuidados e é muito importante que a gestante, em toda a gravidez, controle sua alimentação, escolhendo alimentos saudáveis, sendo assim bom para ela e para o bebê. Apesar de ter muita fome e vontade comer certos alimentos, a gestante deve controlar e dar preferência para alimentos naturais, evitando comidas muito salgadas, alimentos gordurosos, frituras, massas, refrigerante e doces em excesso.

(foto Google)

Entende-se por gravidez o estado resultante da fecundação de um óvulo pelo espermatozóide, envolvendo o subsequente desenvolvimento do feto gerado no útero, que dura cerca de 9 meses (38 a 42 semanas), até seu nascimento. Para que a gravidez ocorra é necessário que o óvulo seja fecundado por um espermatozoide e que este seja identificado pelo organismo materno. A gestação é avaliada por um profissional especializado na área, o ginecologista/obstetra. Esse médico divide o período gestacional em três trimestres, para facilitar a avaliação e o acompanhamento da futura mamãe.

Nesse primeiro trimestre a gestante precisa ingerir alimentos saudáveis e naturais. As atividades físicas devem ser poucas, como  caminhar e praticar natação. Atividades sexuais podem ser mantidas, mas sem exageros. Nesse período, a gestante também pode sentir algumas sensações desconfortáveis como náuseas, vômitos, enjôos, mal-estar, irritação, sonolência, cólicas e outros. 

O segundo trimestre é um período mais estável que o anterior, o organismo já se altera visivelmente, as mamas já se preparam para a produção de leite, a barriga começa a aparecer. A gestante nesse período pode ter acne pelo aumento da oleosidade na pele, varizes quando o sangue se acumula nas pernas, câimbras por causa da pressão provocada pelo útero, mictúria provocada pela pressão da bexiga e outras. Também nesse período pode haver riscos de descolamento da placenta e placenta prévia que são detectados através do sangramento que se manifesta de forma bem clara e rala até o sangramento do tipo menstruação.

E quase chegando no fim, o terceiro trimestre a gestante deve ir mais vezes ao médico, pois nesse período é possível detectar a pré-eclâmpsia, síndrome que faz a gestante reter líquidos, ter sua pressão alterada e elevada e eliminar proteínas pela urina. A barriga cresceu muito e para a gestante pode ou não dificultar sua locomoção, provocar insônia, falta de ar, e outras situações incômodas. O útero também passa a se contrair na intenção de preparar a gestante para o parto. Então mamãe, cuide-se e tenha uma gravidez tranqüila e sem nenhum risco para você e para seu bebê, quanto mais atenção der a esse período, mais terá boas lembranças dele.


Aproveite esse momento, ele é único e especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário aqui: