Seja Bem-Vindo ao blog do Paulo Cezar Enxovais. A melhor loja de enxoval para sua casa!


18/09/2011

Gravidez e Faxina. Pode?

A gestação é um momento em que, geralmente, a mulher sente uma necessidade até maior de cuidar, limpar e organizar a casa. A pergunta é... existem restrições? Pode uma simples faxina trazer algum incômodo para a mamãe? A gravidez não é doença, mas é bom não abusar!

Foto: Dreamstime

Vida normal mamãe!!!

Quando a mulher é saudável, e a gestação evolui sem complicações, as únicas restrições são as impostas pela condição física e pelo nível de resistência. Claro, as mudanças típicas da gravidez costumam provocar certo cansaço ou até determinadas limitações, que devem ser respeitadas. A mulher pode continuar a realizar normalmente as suas tarefas domésticas habituais, evitando apenas as atividades que necessitem de um esforço excessivo, como carregar grandes pesos, ou as que representam um evidente perigo para ela e para o feto, como subir escadas instáveis. Com certeza deve-se evitar também qualquer ação que envolva a compressão do abdômen e o esforço exagerado da coluna vertebral. 

Agora, para as mamães barrigudas que apresentam algum tipo de doença gestacional, como ameaça de abortamento, trabalho de parto prematuro, placenta de inserção baixa e hipertensão, entre outras, as atividades domésticas deverão ser evitadas porque, nesses casos, muitas vezes é necessário fazer repouso. Se a gestação for normal, por outro lado, as atividades estarão liberadas até o final da gravidez, inclusive. 

Existe um alerta especial às mulheres que apresentam algum problema na coluna, hérnias de discos e outros. Essas também precisam evitar os esforços, já que, durante a gravidez, há um sobrepeso e uma mudança do eixo postural da mulher, o que as torna mais suscetíveis a dores e agravamento desses quadros. 

Claro que os cuidados com produtos de limpeza devem continuar,e o uso de luvas e máscaras são os mesmos recomendados às mulheres não grávidas: dar preferência aos produtos neutros e hipoalergênicos, que não provocam reações alérgicas. O cuidado com o pó também deve ser redobrado. Se a mulher já apresenta algum tipo de alergia, mesmo antes da gestação, o melhor é evitar o contato. 

Especialistas concordam: "A gravidez saudável não deve alterar as atividades domésticas habituais das mulheres”. Então, fique à vontade para continuar cuidando de seu cantinho, já que, em breve, terá mais uma pessoinha fazendo parte dele. Aproveite então mamãe ao máximo esse período, curta esse momento mágico da sua vida sem problemas. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário aqui: