Seja Bem-Vindo ao blog do Paulo Cezar Enxovais. A melhor loja de enxoval para sua casa!


09/10/2010

Deixa chorar?

A psicóloga inglesa Penelope Leach afirma, em novo livro, que deixar a criança chorando, sozinha, na hora de dormir prejudica o desenvolvimento cerebral dela. Veja aqui o que dizem os especialistas e um plano de duas semanas para seu filho aprender a dormir sozinho – e sem estresse



Às vezes parece que tudo o que você faz não está certo. Se antes o melhor jeito de colocar o bebê para dormir era de lado, a recomendação hoje é de barriga para cima. Dormir na cama com os pais nem pensar e nem com a televisão ligada. Não bastassem esses “nãos”, o recém-lançado The Essential First Year (O Primeiro Ano Essencial, em tradução livre), acrescenta mais um à lista: nada de deixar a criança chorar, sozinha, por muito tempo. A autora, a psicóloga inglesa Penelope Leach, afirma que essa é a única maneira dela se comunicar. Se quando faz isso não tem resposta nenhuma, como a presença e o carinho dos pais, pode ter problemas emocionais no futuro. Mas ela vai além: chega a dizer que deixar chorar pode ser prejudicial ao desenvolvimento cerebral. Isso aconteceria porque o hormônio do estresse, o cortisol, liberado em altas quantias (o que ocorre em choros compulsivos), seria “tóxico” ao cérebro. Os especialistas brasileiros ouvidos por CRESCER discordam. Eles são unânimes ao afirmar que não existem provas científicas comprovando essa relação. Portanto, se você já passou por uma situação dessas, pode respirar aliviado.

Deixar chorar não é uma recomendação que passou de geração em geração, apenas. Esse método é mais que conhecido. Chamado Nana Nenê, do médico espanhol Eduard Estivill, o livro ganhou notoriedade internacional muitos anos atrás e até hoje há quem garanta que funciona, sim. Mas quando você pergunta aos médicos se tudo bem deixar chorar, aí não há mais consenso.

Para os especialistas, a hora de dormir deve ser um momento de tranquilidade, então não faz sentido deixar a criança estressada. Um estudo publicado recentemente em uma publicação internacional mostrou que a sua presença e a disponibilidade para ajudar seu filho são diferenciais importantes. Eles acompanharam as mães para saber como elas colocavam os filhos para dormir. Aquelas que respondiam aos questionamentos, as mais pacientes e que percebiam quando estavam entediado, conseguiram que o bebê dormisse antes.

Fonte: crescer.globo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário aqui: