Seja Bem-Vindo ao blog do Paulo Cezar Enxovais. A melhor loja de enxoval para sua casa!


24/06/2010

Quarto da criança deve ter visual lúdico

Profissionais aconselham deixar o filho participar da decoração do espaço

Mais que um lugar para dormir, o quarto é o território individual da criança na casa. O espaço, portanto, deve ser decorado de acordo com as preferências e a personalidade dela. Por mais novo que seja, se seu filho já sabe se expressar, consulte-o antes de montar o quarto em que ele passará a infância.

Para a arquiteta Consuelo Jorge, responsável pelo espaço Loft do Bebê no evento Casa Cor de 2008, o que não pode faltar no quarto de uma criança é o caráter lúdico. “O quarto deve ser um lugar em que a criança possa se sentir no mundinho dela”, diz. Quanto ao quarto do bebê, também deve-se pensar nas facilidades para as mamães, que é provavelmente quem mais circulará por ali.



Dicas

Se o projeto de Consuelo parece ousado demais, o melhor então, no caso do quarto do bebê, é mesmo focar nas necessidades da mãe. O trocador, por exemplo, deve estar sempre perto do berço. Uma poltrona próxima ao berço facilita na hora de ninar a criança. Em qualquer idade, o ideal para o quarto da criança é a iluminação com dimmer, para acalmá-la na hora de dormir e respeitar um possível medo do escuro.

Tanto o bebê quanto a criança, precisam ter seus sentidos estimulados para se desenvolverem. Se o quarto é o lugar que mais freqüentam na casa, é lá que esses estímulos devem se concentrar. Música, odores, cores, formas, texturas, tudo isso contribui para que eles desempenhem mais conexões cerebrais e ganhem agilidade durante o crescimento.

Para crianças mais velhas, a tecnologia também tem esse papel. Embora deva ser sempre equilibrada com afeto, convívio e regras de “hora certa”, a presença do computador, da televisão ou do videogame ajudam a criança a perceber melhor o universo circundante. “Então tem que fazer com que esses ambientes que vão ser invadidos por tecnologia também possam contar com humanidade”, sintetiza Jéthero Cardoso de Miranda, coordenador e professor do curso de Design de Interiores da Faculdade Belas Artes de São Paulo.



Fonte: http://www.abril.com.br/noticia/estilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário aqui: